Nossa história



História da escola municipal José Mendonça Vergolino

Prédio inaugurado em 1943

Escola municipal José Mendonça Vergolino

Nossa Missão: Oferecer e assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos, desenvolvendo aprendizagens voltadas para a formação de cidadãos comprometidos para atuar na transformação da sociedade.

A escola municipal de ensino fundamental José Mendonça Vergolino, encontra-se localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro da Marabá Pioneira. Recebeu este nome em homenagem ao ilustre Sr. José Mendonça Vergolino, político atuante em nossa região. A inauguração foi em 1943, na gestão do prefeito Alfredo Rodrigues de Monção.

Foi inaugurada com aproximadamente 200 alunos. Ao longo de sua história diversos profissionais da educação ocuparam o cargo de diretor escolar. Podemos citar: Nazaré Salame, Elza Marinho, Eduardo Abnelnor, José Henrique, Lúcia Sampaio, Miriam Chaves Gomes, Rosalinda Chaves Rodrigues, José da Guia, Marly Ferreira Lima, Lindoracy Simões, Maria de Jesus Fernandes, Maria Aparecida Noceti, Lucília da Silva Nascimento e Nilva Maria Américo Gomes. Por ocasião de sua inauguração não possuía uma equipe gestora e o método de ensino se enquadrava nos moldes tradicionais, exigido pela demanda social do município. Contudo sempre primou pelo ensino de qualidade, contribuindo com a formação dos cidadãos marabaenses.

Atualmente a escola é administrada pela pedagoga Nilva Maria Américo Gomes, que há 15 anos trabalhou nessa instituição, exercendo o cargo de coordenadora pedagógica e, hoje, exerce o cargo de diretora. A atual administração desenvolve continuamente um trabalho comprometido e responsável, enfocando não apenas os aspectos pedagógicos, mas permitindo aos alunos que exercitem seus direitos, cumpram seus deveres para que cresçam como cidadãos de bem, o que torna nossa missão cada vez mais concreta.

A escola possui uma boa estrutura física e é equipada de acordo com padrões exigidos pelo MEC e pela Secretaria de Educação do município. Possui quadra esportiva, auditório com capacidade para, aproximadamente, 160 pessoas, laboratório de informática educacional com 25 computadores, sala de leitura e pátio coberto. A instituição é bem vista pela comunidade, pode-se dizer que está incluída entre as escolas municipais mais bem conceituadas pela sociedade local. Possui também um excelente corpo técnico-administrativo, pedagógico e apoio, que visam o alcance de seus objetivos estratégicos que é melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, modernizar a gestão escolar e fortalecer a integração da escola com a família e comunidade. Esses objetivos estão no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que foi implantado no ano de 2000, sendo financiado pelo MEC, através do FUNDESCOLA e da SEMED, com o intuito de garantir mudanças significativas no contexto escolar.

Dando continuidade na luta pela aquisição de melhores padrões de qualidade educacional, a escola, no ano de 2001, aderiu ao processo de implantação da Escola Cidadã, que inclui projetos de democratização da gestão escolar, garantia do acesso e permanência do aluno na escola e realização de planejamento social e ascendente.

Nessa perspectiva, tem como visão de futuro a certeza de que será reconhecida como uma escola comprometida com os alunos, pais e comunidade realizando trabalhos pedagógicos baseados na organização e na busca de parcerias, visando um ensino de qualidade. Atualmente a escola conta com 650 alunos matriculados.

Projetos permanentes da escola:

Foi a primeira escola de Marabá a desenvolver a partir de 1999 o projeto “A Família vai à escola”.
Projeto Comunidade de Leitores.
Projeto Carnamendonça
Projeto Jogos cooperativos Pé-de-moleque
Projeto Mendonça Cultural (Construindo uma comunidade sustentável e Multicultutal)
Projeto de Inclusão Digital
Projeto Marabá - Nossa identidade, nosso modo de viver e nosso patrimônio cultural.

Equipe gestora em 2017
Nilva Maria Américo Gomes (Diretora)
Ana Alice Ferreira Teles (Vice-diretora)
Laudelina Soares (Coordenadora)
Kátia Virgínia Américo Garcia (Orientadora Educacional)



1 comentários:

Aldo Pereira de Sousa disse...

-
Aprendi muito neste Estabelecimento de Ensino, e toda a minha gratidão, define. Por onde ando sempre falo bem, pois, fui muito bem recebido por todos. 2010 REPROVEI, por intermédio disto, foi que eu aprendi com o meu erro, naquela época a Escola estava à administração o ícone da educação; MARIA APARECIDA NOCETI e na Coordenação Pedagógica a actual Gestora da Instituição NILVA MARIA AMÉRICO GOMES, que tbm agradeço muito.

Portanto, a todas que trabalharam, TODA MINHA GRATIDÃO, eu sinto muita saudades da época em que eu estudava aí. <3

Postar um comentário