Nosso patrono



JOSÉ OSCAR DE MENDONÇA VERGOLINO (JOSICO)

José Mendonça Vergolino ao lado de sua esposa. À direita sentada está a professora Maria Fernandes, diretora da época.

José Mendonça Vergolino nasceu em Cametá, no dia 15 de julho de 1899. Seu pai era o Senador estadual Cel. Raimundo Hortiz Barroso Vergolino. O capitão da Guarda Nacional José Oscar de Mendonça Vergolino, foi casado com a professora normalista Carmen Jacira e tiveram os filhos José Henriane, Nilse, Elza, José Leniz, José Eduardo e José Oscar.

O capitão Josico, como era conhecido, era senhor de grandes propriedades com grandes castanhais e invernadas de cria e recria de gado bovino e tipos de montaria e de carga. Fazendeiro criador, produtor de borracha, de cacau e de castanha, comerciante exportador e navegador fluvial e também era comerciante de manufaturados em Marabá-PA.

Fisicamente o capitão Josico era de uma força extraordinária, erguia com maior facilidade 100kg. Era supersticioso e não gostava de ano bissexto. Num ano desses, ele e sua embarcação  sofreram um ataque de índios  Gavião, nas imediações do Jacundazinho, mas saíram ilesos usando bem manobras corretas.

Em 1939, com a morte do Prefeito Augusto de Figueiredo Rios, o então governador José Carneiro da Grama Malcher, nomeou o capitão Josico, para prefeito de Marabá, e o seu governo foi de 1939 a 1943, quando pediu demissão cansado com as restrições ditadas pelo nefasto efeito  da Segunda Guerra Mundial.

O capitão José Oscar de Mendonça Vergolino fundou ao lado do médico Demóstenes  Ayres de Azevedo, Plínio Pinheiro, Zinho de Oliveira, Leonel Vergolino e outros , o diretório do Partido Social Progressista (PSP), um dos formadores da Coligação Democrática Paraense(CDP), sendo escolhido presidente do partido.

José Vergolino foi eleito vereador à câmara Municipal de Marabá, sob a égide da Constituição de 1934, a eleição se feriu em 26 de abril de 1935, cargo que exerceu até novembro de 1937, quando Getúlio Vargas deu o golpe  de estado e implantou o Estado Novo.

A escola mais tradicional de Marabá teve início em 1923, no governo do Dr. Antônio Emiliano de Souza Castro e do prefeito João Anastácio e de Queiroz. Foram levantadas algumas paredes e, por falta de recursos financeiros,  a obra se erguia lentamente e posteriormente veio a grande cheia de 1926, que não só paralisou as obras como arrastou o que já havia sido levantado.

A construção se tornou uma verdadeira ruína, e assim permaneceu até 1938, quando o então interventor do estado Dr. José carneiro da Gama Malcher, atendeu incessantes pedidos do prefeito Augusto Dias e a verba foi liberada para reiniciar a obra da construção da escola. Em seguida faleceu o Prefeito Augusto Dias, que foi substituído pelo Capitão Josico.

José Vergolino tomou posse no momento em que o Brasil sofria torpedeamento de nossos navios e motivou uma crise sem precedentes sobre o país e, particularmente sobre os marabaenses, que tiveram interrompida a exportação da castanha. Mesmo assim não paralisou totalmente a construção da escola.

Como  em nossa terra há diversas riquezas naturais, desenvolveu-se a indústria da extração do cristal de rocha e do diamante, reanimando a alegria do nosso povo  e reacendendo a economia, com isso a obra da escola teve seguimento com recursos municipais.

O Capitão Josico, exercendo o mandato de deputado estadual, conseguiu a liberação de duzentos mil cruzeiros réis (250.000,00), com  o Prefeito Alfredo Monção e a obra chegou ao final, embora tenha mais tarde recebido a construção do um novo pavimento. A escola foi construída quase 20 anos depois de seu início.

José Oscar de Mendonça Vergolino se elegeu deputado estadual por duas vezes consecutivas e no exercício de ambos os mandatos  prestou relevantes serviços a Marabá e aos municípios de todo Araguaia-Tocantins.

Colaboração do escritor José da Silva Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário